Quando o jogo termina de ser deletado, você recebe uma carta da Monika, agradecendo por ter tentando faze-las feliz e se desculpando por tudo.
Spoiler duplo: Existe um good ending onde você recebe uma cartinha do próprio criador do jogo.
Para alcança-lo, basta jogar com as três personagens antes do suicídio da Sayori, você pode fazer isso salvando o jogo no dia da apresentação, quando Sayori se suicida, antes de assistir a cena, inicie uma nova rota, até ter completado as três rotas, após isso o jogo segue o mesmo até a parte onde Sayori revela que ganhou consciência.
Um final muito bonito.
Após tudo isso você pensa: “Ah, finalmente acabou”
Não senhor, isso é apenas o início.
Nas pastas do jogo, você encontra diversos arquivos, como logs de erros, arquivos aparentemente corrompidos ou que não fazem parte da programação do jogo.
Se você abrir o script.rpa, encontrará está pequena nota, que pelo que parece, faz menção aos defeitos das personagens e foi escrito pela Monika, segue a nota:
“Há um pequeno demônio dentro de todos nós”.
“Sob sua percepção fabricada – sua realidade artificial – é uma bagunça retorcida e torcida de pavor. Repugnância. Julgamento. Elitismo. Dúvida de si mesmo (Sayori).
Todos batendo para escapar da retenção fraca de seu anfitrião, penetrando em cada pequena fenda que podem encontrar. Em sua força de vontade, morrer de fome de toda motivação e desejo. Em seu estômago, forçando-os a afogar sua culpa em alimentos confortáveis (Natsuki).
Ou em um corte recém-aberto em sua pele, escondido apenas pelas mangas de uma nova e linda camisa (Yuri).
Uma massa deplorável e emaranhada já está presente em cada uma delas.
É por isso que escolho não me culpar por suas ações.
Tudo o que fiz foi desatar o nó.”
Bem, pelo que podemos entender, Sayori tem problemas psicológicos, o que ficou claro no jogo, Natsuki sofre abusos do pai, que vão muito além de deixa-la com fome e Yuri tem prazer em se auto mutilar.
Bem, a única revelação de peso, foi a da Natsuki, e essa nota é mais uma “limpeza” de consciência da Monika, que diz que não teve culpa de nada, provavelmente tentando se justificar. Pois bem, continuemos.
Um arquivo com título “iiiiiiiiiiiiiiiiii.txt” pode ser encontrado nos arquivos do jogo depois que Yuri descreve o “Portrait of Markov”, o livro que ela lhe recomenda como leitura, segue nota:
“Eu odeio isso.
EU NÃO POSSO FAZER NADA. NADA.
Não importa quantas vezes você jogue. É tudo a mesma coisa.
Seria realmente muito fácil me matar agora mesmo. Mas isso significaria que eu não falaria mais com você.
Tudo o que eu quero é que você as odeie. por que isso é tão difícil?”
Bem, pelo que parece, Yuri é uma pessoa que não gosta de dividir suas amizades.
Quando Sayori se mata, você pode perceber que existe um atalho real para o arquivo em questão no fundo de tela:
Esse é o texto dentro do log em questão:
“Desculpe, mas ocorreu uma exceção ao executar o código do jogo:
Arquivo “renpy/common/00start.rpy”,linha256,noscript
python:
Arquivo “renpy/common/00start.rpy”,linha 260,em
renpy.call_in_new_context(“_main_menu”)
Arquivo “renpy/common/00action_file.rpy”,linha 427,em__call__
renpy.load (fn)
RestartTopContext: Oh céus … Eu não quebrei nada, não é? Espere um segundo, provavelmente consigo corrigir isso … Eu Acho …
Na verdade, quer saber?? Isso provavelmente seria muito mais fácil se eu simplesmente a excluísse. É ela quem está tornando isso tão difícil. Ahaha! Bem cruze os dedos, lá vai.”